Registre sua presença carinhosa em meu Blog!

sábado, 28 de agosto de 2010

Atividade 7 - Leitura e Produção

As Mídias na Educação

José Emanuel Manuel - http://www.eca.usp.br/prof/moran/midias_educ.htm


Vivemos em um mundo global, de idéias e ações em rede. Dessa forma, tudo esta conectado, englobado. Todas essas transformações trazem consigo o uso das diversas TICs.
Para tanto, a escola é o lugar ideal para desenvolver espaços de criação e disseminação de diversas formas de linguagem, permitindo a construção de formas variadas de expressão, uma vez que o individuo interage e desenvolve-se utilizando-se de suas múltiplas capacidades de expressão.
Neste sentido, entende-se que as mídias permitem o desenvolvimento e a ampliação das possibilidades de expressão, constituindo uma nova forma de interagir consigo mesmo e com o mundo, isto posto em função de que as TICs possibilitam o fornecimento e a disseminação de informação por toda parte e de diferentes formas.
Entende-se que a utilização das tecnologias de informação e comunicação – TIC – no contexto escolar, pode ser utilizada de diversas formas, configurando uma participação mais ativa dos alunos e professores, uma vez que os mesmo podem e devem utilizar a tecnologia para chegar até as informações para os seus estudos, bem como auxilio para desenvolver a criatividade, a co-autoria, o senso crítico.
Assim, os educadores costumamos contrapor a diferença de funções e da missão das TICs e da escola, isto em função de que as TICs informam e comunicam, enquanto que a escola educa. Justamente porque as TICs não dizem que educam o fazem de forma mais competente, dominando os códigos de comunicação e os conteúdos significativos para cada grupo.
Diante do exposto, entende-se que as TICs revolucionaram mesmo nossas relações com as informações, pois as mesmas configuram um novo panorama, onde saber integrar e interagir com as diversas TICs levam ao sucesso de quem ensina e de quem apreende, formando com isso, os desafios da educação, e nossa, como professores aprendizes.
As tecnologias também ajudam a desenvolver habilidades, espaço-temporais, sinestésicas, criadoras. Mas o professor é fundamental para adequar cada habilidade a um determinado momento histórico e a cada situação de aprendizagem.
Essas TICs são diferentes formas de representação da realidade, de forma mais abstrata ou concreta, mais estática ou dinâmica, mais linear ou paralela, mas todas elas, combinadas, integradas, possibilitam uma melhor apreensão da realidade e o desenvolvimento de todas as potencialidades do educando, dos diferentes tipos de inteligência, habilidades e atitudes.

Nenhum comentário: