Registre sua presença carinhosa em meu Blog!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

"A gestão implica um ou mais interlocutores com os quais se dialoga pela arte de interrogar e pela paciência em buscar respostas que possam auxiliar no governo da educação, segundo a justiça. Nesta perspectiva, a gestão implica o diálogo como forma superior de encontro das pessoas e solução dos conflitos."

Considera-se gestão a tomada de decisões de forma coletiva, onde se realize a justiça de forma cooerente e onde se busque percepção de democratização da sociedade. Para e gestão ser democrática, deve-se diagnosticar e propor soluções assertivas às causas geradoras de conflitos, ter habilidades e competências para a escolha de ferramentas e técnicas que possibilitem a gestão democrática, promovendo ganhos de qualidade e melhorando a produtividade profissional.

Já dizia Paulo Freire “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”.

5 comentários:

Rejane Cenci disse...

Isso aí Daia, de nada adianta um diálogo "perdido", tem-se que ter bem claras as metas a serem alcançadas e os problemas a serem resolvidos. Diálogo claro e sereno!
Vamos continuar buscando a democracia plena!

JACIRA DE AVILA disse...

Partindo da idéia de Paulo Freire à respeito da educação, pode-se afirmar que, assim também funciona a gestão escolar. Somos todos (pais, professores, alunos, direção, funcionários e governo) responsáveis pelo sucesso da educação, seja ela em sala de aula ou na parte administrativa e de gestão.

evely disse...

Olá Daiane concordo com suas colocações, mesmo apoiados pela legislação, sabemos que muito temos que avançar para
conquistarmos uma escola realmente democrática, pois em nossa realidade, encontramos muitas contradições
que evidenciam o contrário.

CELOY disse...

Daiane amei seu blog! Reflete muito de você! Parabéns!
Sugestão: por que não deixa o código do álbum de visitas na parte fixa do blog, em cima ou embaixo? Assim ficaria sempre visível.
Abração

SANDRA disse...

Muito bem Daiane! Vamos em busca de um mundo melhor.Bjs.